segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SER JOVEM NO MUNDO DE HOJE

“Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo” (Jo17, 15s).

O mundo em que vivemos nos apresenta inúmeras barreiras que nos impulsionam a tomarmos atitudes contrárias à vontade de Deus.

A cada momento somos induzidos a fazer o que é mal, nos atirando para a realização da vontade da carne e agindo como se fossemos do mundo, mas não o somos, pois pertencemos Áquele que nos amou e se entregou por nós.

Deus te dá total liberdade para atuar no palco da sua vida como mero figurante ou de assumir o papel de filho amado de Deus sendo o protagonista da sua própria história.

“Ser” do mundo é viver segundo suas regras, mergulhando na libertinagem, idolatrias, inimizades, ódio, discórdias, ciúmes brigas... é como se você tivesse ganhado o papel principal e mesmo assim quisesse ser um simples figurante.

No palco da sua vida, Jesus conquistou para você o papel principal, diferente de ser figurante, ser protagonista não é uma tarefa fácil, mas ao mesmo tempo é cheio de grandes emoções, aventuras, muitas lutas... é claro, recheado de vitórias, que para ser alcançada é preciso dar alguns passos:

1º PASSO: Querer é poder.Ninguém vive feliz sem ter objetivos, sendo que a fé e a esperança são as grandes motivadoras que o impulsiona a alcança-los, pois o querer é seu e o poder é de Deus.
Certamente você já deve ter se perguntado: “O que eu quero da minha vida?” Você tem a liberdade de escolher se quer ser um bom médico, bom professor, bom estudante, passar em um concurso público ou vestibular, ser um bom cristão, e tantas outras oportunidades. Se você já fez essa pergunta e pensou em algo, diga para si mesmo: “Eu posso!” Acredite em você, na presença fiel de Deus ao seu lado e que essas palavras tem poder para agir na sua vida, assim estará fazendo uma forte e positiva experiência da ação de Deus na sua história.

2º PASSO: Lute!Quanto mais o homem luta pelos seus ideais, mais se assemelha ao seu Criador. A história do povo de Deus é marcada por muitas lutas, vemos o exemplo de Moisés que recebeu a importante missão de libertar o povo da escravidão conduzindo-os para a terra prometida; ele sabia do poder de Deus agindo além de suas forças, que nem mesmo o exército do faraó conseguiria superar. Foi esse poder que nomeou Moisés para ser um vitorioso.
Quando se tem metas na vida é preciso batalhar para torna-las real, utilizando sempre as armas que o Senhor te oferece. Primeiramente ore para que seus ideais sejam os mesmos que os de Deus para você e siga em frente não desperdiçando as oportunidades providenciais que aparecerem em seu caminho, por mais difícil que seja, não desista de seus objetivos, pois desistir deles é desistir de lutar e a vitória só é conquistada com a luta.

3º PASSO: Você não vive sozinho.“Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou descobriu um tesouro”(Eclo 6,14).
Como deve ser triste a vida daqueles que não possuem verdadeiras amizades. “Amigos” por interesse há inúmeros, você só se dará conta disso no momento que o interesse acabar ou diante das provações quando seu “amigo” se afastar, aí verá que apenas os verdadeiros prevalecem.
O Senhor coloca em sua vida amigos fiéis, tesouros que precisam ser preservados, pessoas que você pode confiar, desabafar, que irá também ser a “Voz de Deus” para instruir e caminhar contigo a fim de que nos momentos difíceis e fáceis ele estará ao seu lado, dando forças para que você consiga dizer não quando o mundo te pressionar a se afastar de Deus. Tenha amigos e seja amigo, seja um tesouro para os outros.

Como você é protagonista da sua vida, se for preciso dar novos passos, tenha criatividade! Deixe que a luz do Espírito Santo o inspire e fortaleça a fim de que você tenha sempre coragem de dizer o seu sim a Deus dando o melhor de si, vencendo seus limites e testemunhando em seus atos Cristo Ressuscitado, na certeza que o prêmio do “Oscar Celeste” já está conquistado, mas nunca esqueça que você não está sozinho e que existe outros “palcos-vidas” de pessoas que ainda não se deram conta de seu precioso papel. Essa missão agora é sua! Mostre a essas pessoas o “Diretor” da sua vida que é Jesus e que ao praticarmos suas instruções seremos todos protagonistas, vivendo no mundo mas não sendo do mundo e sim peregrinos em busca da Pátria Celeste.